Bolos Económicos, ainda mais económicos

Confecção sem adição de leite e redução substancial de açúcar

Bolos Económicos, ainda mais económicos

Cinco ovos inteiros juntam-se a 100 gramas de açúcar, numa taça, e mistura-se muito bem com batedeira elétrica, durante 4 minutos, aproximadamente.
Em seguida, acrescentou-se um decilitro e meio de azeite e um cálice de aguardente com 30 a 35 graus de teor alcoólico. O álcool evaporar-se-á durante a cozedura, ficando apenas o sabor.
Servindo-nos da batedeira elétrica desligada, mexe-se levemente.

Agora, dividida em frações, de modo a facilitar a mistura, adiciona-se 750 gramas de farinha com fermento, e ainda uma colher de chá de fermento. Vai-se mexendo com a batedeira elétrica e acrescentando a farinha, porção a porção, e mexendo novamente até alcançar uma textura homogénea na massa.

A dada altura, após o acrescento total dos 750 gramas de farinha, é praticamente impossível continuar a envolver a farinha na massa com a batedeira elétrica de cozinha. Deve então agora misturar-se, com colher de pau, que exige, evidentemente algum esforço.

Entretanto, ligou-se previamente o forno, à temperatura de 250 graus centígrados.

Unta-se um tabuleiro com manteiga sem sal, e polvilha-se com farinha.

Com duas colheres, distribuem-se no tabuleiro, montinhos da massa, sendo polvilhados com uma mistura de açúcar e canela.
Levam-se ao forno, a cozer, durante mais ou menos 13 a 15 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feiras de Fumeiro Transmontanas - 2025

Cais da Régua

Vêm aí as Feiras de Fumeiro Transmontanas - 2025