Feiras de Fumeiro Transmontanas - 2025

Alguns pormenores e cuidados a considerar nas Feiras de Fumeiro

Feiras de Fumeiro Transmontanas

Aqui, neste blogue, abordei já o calendário das três principais feiras de fumeiro: a de Boticas, a de Montalegre, e a mais antiga, a 45ª Feira do Fumeiro 2025, de Vinhais.

As feiras de fumeiro consideradas menos importantes, na região transmontana, e também em terras durienses, ocorrem igualmente, e, como não poderia deixar de ser, durante estes primeiros meses do ano, sem, contudo, se encontrar grande quantidade de informação àcerca das suas realizações. Por isso, recomenda-se aos leitores e a todos os interessados nas feiras de fumeiro menos divulgadas, que entrem em contacto com os diversos municípios, nomeadamente através dos respetivos Postos de Turismo.

É sabido que, mesmo em aldeias pequenas, situadas nos lugares mais recônditos, realizam-se anualmente as suas festas, chamemos-lhes assim, relacionadas com as carnes do porco, fumadas ou não.

Sobretudo nos maiores centros de Trás-os-Montes e Alto Douro acorrem multidões para degustarem uma boa refeição com carnes de porco, como são exemplo a unha, a orelheira, o focinho, a beiça, o toucinho, o presunto; e os enchidos, como o salpicão, a chouriça, a linguiça, a alheira, o butelo, que para o meu gosto deverá conter uma boa dose de bom colorau. Se pesquisarem, verificarão que o butelo é um enchido, dos maiores, de carnes do porco, típico de Trás-os-Montes, feito com o bucho do porco, recheado com carne do espinhaço, ossos e cartilagens das costelas e das vértebras. O bucho é o estômago do animal, e o espinhaço tem a ver com a coluna. Estes elementos e as cartilagens das costelas e das vértebras deverão ser tenros, mantendo a boa qualidade deste produto das feiras de fumeiro transmontanas.

Na compra, nunca serão de mais algumas atenções, de modo que as expectativas não fiquem defraudadas.

Normalmente, os pavilhões onde se realizam as feiras, têm ambientes aquecidos, pelo menos confortáveis, não devendo descurar-se um bom agasalho, pelo sim, pelo não. Tascas e uns poucos restaurantes também existem nas feiras, podendo optar-se pelos restaurantes fora delas. Algumas vezes, dada a grande afluência de pessoas nos restaurantes, as carnes nem sempre sofrerão a melhor cozedura, mas, em princípio, salvo raras exceções, come-se uma boa refeição. No entanto, más experiências também acontecem, tendo eu o maior respeito por esses grandes acontecimentos, que são as Feiras de Fumeiro, até porque os visitantes e compradores muito têm de agradecer aos produtores e a todos quantos trabalham para boas realizações das Feiras, com muito trabalho durante o ano, e depois com a secagem do fumeiro, e a sua exposição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cais da Régua

Vêm aí as Feiras de Fumeiro Transmontanas - 2025