Porquê Bolos Económicos?
São mesmo económicos, os designados "bolos económicos"?
Bolos Económicos |
Os bolos económicos são uma iguaria doce, muito apreciada nas regiões do Douro e de Trás-os-Montes. Segundo a Pão Seramota, em Mirandela, na pessoa de um dos responsáveis - o sr. Telmo -, estes deliciosos bolos, com raízes nas regiões acima referidas, são confeccionados com os seguintes ingredientes:
Farinha tipo 65Sumo e raspa de laranja
Leite, Açúcar e Sal
Bicarbonato
Fermento em pó
Canela e aguardente.
São polvilhados, antes de cozerem no forno, com açúcar.
As quantidades e a preparação não foram descritas pelo sr. Telmo.
Os bolos económicos podem, contudo, não ser elaborados com os mesmos ingredientes e o processo de confeção depender das diversas padarias durienses e transmontanas, ou mesmo das famílias que habitam essas regiões.
O sr. Telmo disse-nos ainda que a razão de se chamarem a estes bolos - bolos económicos -, deve-se ao facto destes serem confeccionados com as diversas ajudas das populações de determinadas aldeias, num tempo mais antigo. Essas ajudas tinham a ver, não só com as colaborações em trabalho, mas principalmente com a participação por parte dos habitantes, no que respeitava à dádiva dos ingredientes. Pedaços de farinha eram trazidos por algumas famílias, outros habitantes traziam os ovos, o azeite, o açúcar e sal, e assim sucessivamente, toda a gente colaborava, juntando-se grandes quantidades dos ingredientes necessários, daí resultando enormes quantidades de bolos económicos que depois eram distribuídos por toda a aldeia.
Eram, deste modo, oferecidos os ingredientes, bocadinho a bocadinho, parecendo, por isso, económicos aqueles bolos!
Comentários
Enviar um comentário